O que é telelaudo ?

Considerado um dos principais serviços viabilizados pela telemedicina, o telelaudo tem ampliado o acesso a diagnósticos ágeis em todo o Brasil feitos à distância.

Mas o que é telelaudo enquanto tecnologia médica?

É o laudo médico gerado à distância, ou seja, produzido por um especialista que não se encontra fisicamente próximo ao local onde o exame está sendo realizado.

Com o laudo a distância, unidades de saúde e pacientes que vivem longe dos grandes centros urbanos contam com suporte de especialistas, não mais ficando a quilômetros da solução que precisam.

Para as clínicas, essa modalidade elimina a necessidade de contar com um profissional especializado presencialmente na área em questão. 

Assim, é preciso, apenas, que um técnico conduza o exame e envie as imagens para análise através da plataforma de telemedicina.

Sendo assim, o documento reúne as mesmas informações sobre o paciente que constam nos laudos manuais, incluindo:

  • Exame realizado;
  • Hipótese diagnóstica;
  • Conduta médica utilizada;
  • Interpretação dos achados;
  • Conclusões.

Semelhante à sua versão tradicional, o telelaudo também deve ser assinado. A diferença, portanto, é que o especialista responsável faz isso digitalmente.

Ou seja, o telelaudo consiste em uma modalidade de laudo em que é dispensado o contato entre o especialista e o paciente, ou mesmo do médico com outros profissionais responsáveis pelos procedimentos de exame.

Apesar da sua popularização nos últimos anos, as suas origens são bastante antigas.

Assim, pode-se dizer que os primeiros laudos a distância surgiram bem antes da invenção da internet, usando instrumentos como o telégrafo, ondas de rádio e o telefone com fax.

Isto é, o telelaudo vem sendo utilizado no mundo desde o século XIX, quando a telegrafia foi criada.

No final daquele século, surgiram as redes de transmissão de dados com base em linhas telefônicas, que, junto a um aparelho de fax ou modem, permitiram transmitir os registros de eletroencefalogramas (EEGs) para salvar vidas em áreas rurais.

Desde então, se criou e empregou novas tecnologias da comunicação e informação (TICs) para melhorar os serviços de transmissão de informações de exames.

Atualmente, essa tecnologia evoluiu para o compartilhamento de dados e armazenamento em nuvem.

Isso ocorre quase que em tempo real, resultando em laudos online disponíveis em poucos minutos, em um ambiente totalmente seguro e de fácil acesso.