
O que é teleinterconsulta?
De acordo com a Resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) número 2.314, de 20 de abril de 2022 define-se telemedicina como o exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de informação e de Comunicação, para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde.
Normalmente, utilizamos a internet para uma série de tarefas do dia a dia.
Fazer compras, conversar com família e amigos, trabalhar e estudar são exemplos do que é possível fazer na internet.
E agora, a consulta online também.
Teleconsulta é uma modalidade regulamentada da Telemedicina que permite a realização de consultas médicas online, ou seja, não requer que os profissionais envolvidos estejam no mesmo ambiente.
A teleinterconsulta inclui consulta registrada e realizada entre os profissionais e gestores da
área de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer
dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de
trabalho, podendo ser de dois tipos:
- Síncrona, realizada em tempo real, geralmente por web, videoconferência ou telefone;
- Assíncrona, realizada por meio de mensagens offline.
A teleinterconsulta é realizada com o uso de tecnologias de comunicação segura na internet, como programas de videoconferência ou apps e plataformas que foram criados para esse fim.
Neste modo, o cuidado é fornecido com a assistência de tecnologia de informação e comunicação Que permite criar e atualizar um prontuário eletrônico de um paciente, onde todos os dados clínicos dele são armazenados, bem como fazer videoconferências.

Como funciona a teleinterconsulta?
O profissional solicitante da teleinterconsulta e o profissional consultor precisam está cadastrados na plataforma de atendimento Saúdemeet
Por meio de plataforma o paciente tem acesso à agenda de horários do médico ou então como já é feito do modo presencial, o médico ou sua equipe de secretariado organizam a sua agenda.
Assim como a presencial, a teleconsulta ocorre em total confidencialidade, entre o médico e o paciente.
Tipos de teleinterconsulta
De modo geral, isso pode ser feito das seguintes formas:
- Entre médicos: quando um médico procura assistência de um outro especialista, como uma segunda opinião sobre um diagnóstico, uma medicação mais apropriada ou até orientação sobre como realizar um procedimento. O paciente pode ou não estar presente.
- Síncrona: a interação é imediata ou a resposta é dada em um curto período. Uma interconsulta entre profissionais é um exemplo;
- Assíncrona: ocorre em diferentes momentos e requer interação direta entre profissionais.
A teleinterconsulta pode variar de consultoria entre profissionais, acompanhamento, urgência ou supervisão
E atende diferentes especialidades, desde os cuidados primários, como dito acima.