
OBJETIVO
O Projeto visa atuar juntamente com a Atenção Primária à Saúde (APS) em regiões do Nordeste com baixa oferta de Atenção Médica especializada no atendimento às Condições Crônicas.
Este apoio será realizado por meio de intervenções digitais, seguindo a lógica de linhas de cuidado e do Modelo de Atenção às Condições Crônicas, culminando no oferecimento de Tele-interconsultas/Teleconsultorias por especialistas do Hcor (médicos (as) e multiprofissionais).
Qualificar a gestão e assistência, por meio de ações de telessaúde, integradas à Estratégia de Saúde Digital, fortalecendo a expansão e melhoria das redes de atenção à saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde.
ABRANGÊNCIA

9 Estados
60 Regiões de Saúde
+500 Municípios
2.7 mil eSF ativadas
2.5 mil UBS
EIXOS DE ATUAÇÃO
Assistência
- Amplia o acesso e diminui o tempo de espera por consulta especializada.
- Fomenta o modelo de cuidado coordenado e integrado.
Tecnologia
- Adaptação de diretrizes clínicas.
- Apoio com infraestrutura tecnológica.
- Cultura em saúde digital.
Gestão
- Uso de indicadores para emprego de soluções digitais.
- Qualificação dos encaminhamentos para a Atenção Especializada.
- Reduz o custo com deslocamentos.
Letramento
- Capacita as equipes.
MODELO OPERATIVO
1 - SELEÇÃO DE PACIENTES

A equipe da UBS seleciona o paciente com a necessidade de cuidado compartilhado com a equipe de especialista do HCOR.
2 - AGENDAMENTO NA PLATAFORMA

A equipe da UBS cadastra o paciente na plataforma e realiza o agendamento conforme dia, hora e disponibilidade de ambas as equipes (HCOR e UBS local).
3 - TELEINTERCONSULTA

A Teleinterconsulta acontecerá de forma triangulada, ou seja, paciente, profissional de saúde da UBS e especialista HCOR.
4 - Desfecho de atendimento e satisfação

Ao Término do atendimento, será indicado pelo especialista do HCOR o desfecho do caso. Sendo possível:
a) Alta do acompanhamento
b) Retorno em interconculta
c) Encaminhamento para consulta presencial
d) Outras pactuações
Ações de Monitoramento e Engajamento das equipes
1º MÊS: Encaminharemos um e-mail à equipe da Unidade de Saúde sobre a possibilidade de descontinuidade.
2º MÊS: Encaminharemos um e-mail ao Município sobre a possibilidade de descontinuidade no próximo mês.

Educação Permanente - Sessões de aprendizagem virtual


