OBJETIVO

O Projeto visa atuar juntamente com a Atenção Primária à Saúde (APS) em regiões do Nordeste com baixa oferta de Atenção Médica especializada no atendimento às Condições Crônicas.

Este apoio será realizado por meio de intervenções digitais, seguindo a lógica de linhas de cuidado e do Modelo de Atenção às Condições Crônicas, culminando no oferecimento de Tele-interconsultas/Teleconsultorias por especialistas do Hcor (médicos (as) e multiprofissionais).

Qualificar a gestão e assistência, por meio de ações de telessaúde, integradas à Estratégia de Saúde Digital, fortalecendo a expansão e melhoria das redes de atenção à saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde. 

 

ABRANGÊNCIA

9 Estados

60 Regiões de Saúde

+500 Municípios

2.7 mil eSF ativadas

2.5 mil UBS

EIXOS DE ATUAÇÃO

Assistência

  • Amplia o acesso e diminui o tempo de espera por consulta especializada.
  • Fomenta o modelo de cuidado coordenado e integrado.

Tecnologia

  • Adaptação de diretrizes clínicas.
  • Apoio com infraestrutura tecnológica.
  • Cultura em saúde digital.

Gestão

  • Uso de indicadores para emprego de soluções digitais.
  • Qualificação dos encaminhamentos para a Atenção Especializada.
  • Reduz o custo com deslocamentos.

Letramento

  • Capacita as equipes.

MODELO OPERATIVO

1 - SELEÇÃO DE PACIENTES

A equipe da UBS seleciona o paciente com a necessidade de cuidado compartilhado com a equipe de especialista do HCOR.

2 - AGENDAMENTO NA PLATAFORMA

A equipe da UBS cadastra o paciente na plataforma e realiza o agendamento conforme dia, hora e disponibilidade de ambas as equipes (HCOR e UBS local).

3 - TELEINTERCONSULTA

A Teleinterconsulta acontecerá de forma triangulada, ou seja, paciente, profissional de saúde da UBS e especialista HCOR.

4 - Desfecho de atendimento e satisfação

Ao Término do atendimento, será indicado  pelo especialista do HCOR o desfecho do caso. Sendo possível:

a) Alta do acompanhamento 

b) Retorno em interconculta

c) Encaminhamento para consulta presencial

d) Outras pactuações

Ações de Monitoramento e Engajamento das equipes

1º MÊS: Encaminharemos um e-mail à equipe da Unidade de Saúde sobre a possibilidade de descontinuidade.

2º MÊS: Encaminharemos um e-mail ao Município sobre a possibilidade de descontinuidade no próximo mês.

3º MÊS: Encaminharemos um e-mai à Secretaria Estadual de Saúde informando que aquela UBS será descontinuada.

Educação Permanente - Sessões de aprendizagem virtual